Maturidade!

“Quando atingimos a maturidade da razão, não nos aventuramos mais em lugares onde crescem flores raras, sob arbustos mais espinhosos do conhecimento; contentando-nos com os jardins, os prados e os campos, considerando que a vida é curta para o que é raro e extraordinário .” Nietzsche

O pensador alemão estava inteiramente correto em seu raciocínio. Mas, isto não deve ser realidade apenas na esfera das ideias, e sim, na totalidade das nossas experiências. Sim, é bom aventurar-se, às vezes, é doce o sabor da incongruência. Portanto, a bela experiência da vida é muito curta para valorizarmos o que nos desvaloriza, e desvalorizarmos o que realmente nos torna valiosos. Carpe diem, carpe populus et carpe Deum.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Famosa Westinghouse...


Marca totalmente inovadora da década de 60, e famosa pela qualidade e modernidade de seus produtos, produziu desde geladeiras a ventiladores. O que dizer sobre os clássicos rádios, que de pequeno porte imitavam o desing das geladeiras. Este "Cassette Recorder", de fabricação japoneza, imperou entre outros da sua modalidade nas décadas 60 e 70. Muito raro, funciona a base de 4 polhas AA, como também com eliminador; tem entrada para mic e fone de ouvido. Além disso, apresenta em sua parte superior um medidor de capacidade da bateria. Peça compacta e pesada, proporciona um som agradável e uma perfeita rotação para os amantes das fitas K7. Este belo e raro exemplar foi presente de um grande amigo que mora no mesmo edifício, Nelso Jr. Valeu cara!

A Simpática Philips 133



Quem não lembra da vitrolinha Philips 133? Muito casual e versátil, embalou muitos vinis durante a década de 70. Muito simpática e atraente, era disponível nas cores; vermelha; azul; amarela; laranja... Com três ratações 33, 45 e 78. Funcional tanto na energia elétrica 110/220, quanto à 6 pilhas grandes. Esta comprei num bazar beneficente em Campinas/SP. Estava em estado precário, mas nada que uma boa escova e detergente não resolva, e também umas soldas e fios novos.

sábado, 22 de maio de 2010

LINDO SYSTEN CROWN


Este é o maravilhoso sistema CROW. Da década de 70, famoso pelo formato de maleta 007. Aparelho inigualável em seu segmento. Contém toca-discos, rádio com quatro faixas de ondas e toca-fitas. Possui ainda sistema de volume isolado, e microfone para gravação. De produção japonesa, não poderia ser diferente quanto a qualidade e quanto a aparência.

PHILIPS 331

Este é o simpático rádio Philips 331. Contém três faixas; FM, MW e SW. De pequeno porte, se faz versátil para a utilização. Alimentado por quatro pilhas "C" ou a energia elétrica. Este tem sido meu companheiro diário, assim o "motorádio" está em tempo sabático. Este foi adquirido em um antiquário em Campinas - SP.

TRANSGOBE B - 470

Este é o transglobe Modelo B-470; rádio impecável da década de 60, precisamente ano 1962. Este exemplar adiquiri no DF. Certamente um dos mais belos rádios de fabricação nacional. Seu gabinete é totalmente feito em alumínio, e revestido por vinil preto. A escala foi totalmente inovadora para a época, em formato de cilindro, que uma vez acionado pelo botão de ondas expõe a faixa desejada, que por sua vez aparece isoladamente na janela retangular de acrílico. Fato curioso é o tamanho da antena telescópica 1,65cm. As oito faixas de ondas do B-470 são as seguintes: Ondas Médias de 530 à 1620 kHz, Ondas Tropicais de 2,2 à 4,2 MHz,(banda corrida com 120, 90, e 75 metros) uma segunda banda corrida de 4,2 à 8 MHz (englobando 60, 49 e 41 metros) e as faixasampliadas: 9,35 à 9,9 MHz (31 metros), 11,5 à 12,1 MHz (25 metros), 14,9 à 15,6 MHz (19 metros), 17,3 à 18,15 MHz (16 metros) e 21à 22,1 MHz (13 metros).No lado esquerdo desta lente há uma número \"10\" gravado na cor dourada e no lado direito há um logotipo da Philco também gravado na cor dourada. O número 10 refere-se ao número de transístores que o rádio possui. Em torno desta lente há uma moldura de metal cromado. A janela de visualização da escala do B-470 fica levemente inclinada em relação à parte superior do gabinete, a fim de que o usuário possa visualizar aescala mesmo olhando de frente para o rádio.

PIONNER 1958!

Este é o clássico Pionner, de 1958. Rádio de porte pequeno; duas faixas de onda; gabinete de madeita com grades laterais em baquelite. O dial, diferenciado naquela época, percorre seu curso em círculos. Ótimo na recepção de OM. Este exemplar é totalmente original, nenhum fio por enquanto foi alterado. Este foi um grande e valioso presente dos queridos amigos Jane e Luca Junco, de Campinas - SP.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CASSETTE GE!



Um dos pioneiros "gravadores de k7" cormecializados na década 70. Gravador e produtor de k7. Uma única tecla central com todos os recursos; botão azul responsável pela gravação e tampa do dispositivo da fita k7 inteiramente manual. Marca "GENERAL ELECTRIC", model M8430A; Solid State Cassette Recorder, made in Japan. Funcionamento com 4 pilhas grandes ou eliminador elétrico. Um inesquecível presente do amigo Leonides, Barretos - SP.

LINDO AEMP PT 76

Nostalgia! Me lembro bem deste modelo quando era criança, admirava sua beleza ímpar para os rádios nacionais da época. Até que em 2007 ganhei este de um grande amigo, Almir Durães, e a partir daquele instante passei a admirar os rádios antigos e adquirí-los. Este é o Semp pt 76, do ano 1951, carinhosamente chamado de "capelinha"; rádio transistorizado com funcionamento por 4 pilhas grandes.

SONATA...



Esta é a bela "SONATA"; aparelho maravilhoso, de som marcante e possante, fabricado em Campinas - SP. Embalou muitos bailinhos na década de 60. Nostálgico escutar Ataulfo Alves, Anísio Silva e outros clássicos e românticos da época. Com quatro rotações 16; 33 1/3; 45 e 78. Esta "SONATA" também foi um presente do querido amigo Eduardo Veloso, Barretos - SP.

MOTOPLAY!!!

Um dos primeiros toca discos portáteis á válvula; o famoso e eficiente "MOTOPLAY", da década de 50. Maravilhoso em desing como também na versatilidade; amplificador próprio e rotação para quatro velocidades: 33 1/3; 45; 78 e D. Este maravilho e raro exemplar adquiri do amigo Claudine, dono de um antiquário no Mercado Municipal de Barretos - SP.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DELTA!


A bela e versátil "vitrolinha" DELTA. Versátil pois além de oferecer um toca-discos de auta produção, dispõe de um rádio: FM, OM e OC. Está foi adquirida a moda antiga. Câmbio! Dei por ela um pouco mais de 1k de moedas antigas, que compunham uma coleção que fiz quando mais novo. O antigo dono ficou feliz, eu estasiado.


Este é o lindo Motorádio Laranja, de 1976. Vi muitos destes quando criança, ao visitar sitios de parentes no Sul de Minas Gerais. Sempre estavam amarrados em vigas de currais "cantando" enquanto se ordenhava as vacas, ou por perto dos fogões à lenha, dividindo nossa atenção com os estalos que a lenha em brasa fazia. Este foi um presente do amigo Moraes de Barretos - SP.



Maravilhoso Motorádio de 19 de agosto de 1974. Este tem uma história curiosa. O ganhei da D. Nidélcia, mãe de um grande amigo, Gustavo. Este rádio em 1979 parou de funcionar as OC. D. Nidélcia ao ver que um rádio de 6 faixas, apenas com uma funcionava OM, o embrulhou num plástico vermelho e colocou dentro de um guarda-roupa antigo. Exatamente no mês de junho de 2009, numa noite estrelada, ela o desembrulhou do plástico vermelho e me presenteou. Simplesmente limpei a oxidação na base da antena telescópica, responsável pela OC, e as 5 faixas voltaram a funcionar. E mais "Esporte em discussão".



Este é o simpático e eficiente Motorádio, assim como o Transglobe B-481, este foi presente do meu sogro. Este em especial datado de 27 de setembro de 1972. Porte pequeno, sendo sustentado por 3 pilhas grandes. Quantas vezes acompanhei o "Esporte em discussão" da JP; Vanderlei, Flávio Prado, Quartarollo, Nilson César e Compahia. Discussões calorosas e envolventes, que muitas vezes me faziam sentir como se estivesse com eles pessoalmente. Este rádio dispensa maiores apresentações.



Este é o belo e inconfundível "GE", General Eletric, do ano 1972. Rádio que une beleza, qualidade e capacidade. Foi um bélissimo presente de uma grande amiga, Andréa Wik, de Guariba -SP. Já ouvi muitas rádios gaúchas e goianienses neste rádio. Para um deste, bem calibrado não há limites.



Este é o Transglobe Ford Am-Fm, "Solid State" da Philco, modelo B-481, de 1973. Tendo por semelhança única ao B-471 a escala cilíndrica, portanto contendo 9 faixas. Rádio maravilhoso, especialista em captar sinais de rádios bem distantes. Um clássico para quem curte OM e OC. Este foi um belo presente do meu sogro, "Neto". Posteriormente, pude presentear meu pai com um semelhante. Legal, hoje ele navega nas OM e OC do interior das Minas Gerais.